1.4.08

HISTÓRIA DO SLOT

Desde o começo das competições automóveis que jovens e adultos tentam encontrar uma forma de reproduzir essas emoções à escala de um jogo. Com os avanços técnicos, foram vários os interessados em recriar um mini-circuito controlado eléctricamente.
Foi, no entanto, com o advento do plástico como matéria-prima utilizado nos brinquedos que os slot-cars tiveram o seu grande desenvolvimento. Tanto os carros como as placas da pista passaram a ser fabricados com este material, muito mais maleável e leve que as chapas de metal até aí utilizadas. É também nesta altura que são criadas as duas grandes opções acerca do slot racing; uma linha privilegia a velocidade pura enquanto a outra linha prefere a imagem das corridas o mais perto possível da realidade.

Para o primeiro caso, as pistas são construídas em madeira com um traçado muito rápido e os modelos são compostos por um chassi de aço com um motor potente e uma carroçaria em acetato com linhas muito fluídas e simples. A transmissão é efectuada por enormes pneus de espuma onde são colocadas doses de cola especial para melhor aderirem e proporcionarem maior rapidez.
Os primeiros fabricantes deste tipo de slot provêm dos Estados Unidos e Inglaterra; casos da Cox, Mura, Parma, Revell/Monogram, etc.

No segundo caso temos os slot muito parrecidos com os carros reais, hoje mesmo a competirem com o modelismo estático. A escala adoptada e mais comercializada foi a 1:32 (casos da Scalextric, Polistil e hoje também da Ninco), mas outras escalas estavam também presentes no mercado; 1:24 (Carrera), 1:40 (Jouef) ou mesmo a pequena escala HO (Aurora), estas duas últimas já desaparecidas.
Nesta linha de slot, onde se inclui o Slot Clube do Porto, utiliza-se os modelos de modo a recriar o mundo real das corridas e das emoções aí vividas. A competição chega mesmo a ser secundária em algumas classes, sendo a qualidade e nível de construção do modelo mais interessante que a sua classificação na prova...

Hoje em dia existem dezenas de fabricantes de modelos de slot, grande parte deles provenientes de Espanha, onde esta modalidade teve um espectacular desenvolvimento a partir do início dos anos 90.
A Scalextric/SCX, marca pioneira deste desporto, celebrou em 2007 o seu cinquentenário, depois de passar algumas dificuldades económicas nas décadas de 70 e 80. Nos anos 90, a Ninco e logo a seguir a Fly, lançam os seus primeiros modelos que se destacam pela sua beleza e nível de acabamento.

Aos poucos o mercado começa a receber mais fabricantes (Slot-it, MMRC, NSR, Reprotec, Spirit, Cartrix, Team Slot ou Auto Art entre outros) e também muitos pequenos fornecedores de peças específicas construídas em materiais exóticos e calibrados que aumentam a competitividade de qualquer modelo adquirido no "Toys'R'Us! Beneficiando da proximidade com Espanha, mas também com a crescente utilização via internet, em Portugal este desporto tem-se vindo a desenvolver rapidamente, assim como o número de clubes e praticantes.

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