1.4.08

AS PROVAS NO SCP

O Slot Clube do Porto organiza dezenas de provas de slot ao longo do ano, de acordo com um calendário previamente definido e aprovado pela sua Direcção e Associados.
Regra geral, as provas de velocidade são disputadas às sextas-feiras a partir das 22:00 horas enquanto os ralis são efectuados aos sábados a partir das 15:00 horas.
Além destas competições-base, é também usual existirem outro tipo de provas no Slot Clube do Porto; provas de resistência, troféus monomarca ou raids todo-o-terreno, por exemplo.
Com o desenvolvimento da modalidade e a crescente proliferação de fabricantes de slot-cars é muito fácil aos amantes deste desporto obterem os seus modelos preferidos. Isto reflete-se nos campeonatos efectuados, onde é possível competir com modernos F1, Protótipos tipo LeMans, viaturas de GT ou de Turismo, tentando recriar as provas que mais sucesso têm nos dias de hoje.

Com os materiais e ferramentas actuais é possível obter um nível de acabamento e afinação bastante superior aos modelos mais antigos. Mas além desta evolução mecânica, também a electrónica começou a invadir este desporto com a utilização de componentes que regulam a distribuição da potência aos mini modelos.
Hoje, todos os concorrentes utilizam comandos com vários tipos de afinação; regulador de travagem, controle de tracção, sensibilidade da resistência, etc. Noutros casos, o comando possui um chip electrónico que é escolhido de acordo com o carro ou o tipo de pista e que vai transformar a maneira como a potência eléctrica chega até ao modelo!

Da mesma maneira que existem quase todos os carros actuais na velocidade, também nos ralis é possível competir com os WRC dos nossos sonhos.
Neste campo particular, os avanços técnicos conseguidos foram mais espectaculares, Os modernos carros de rali possuem tracção total, suspensão independente nas 4 rodas, patilhões basculantes e em alguns casos, chassis fabricados em ligas especiais - carbono ou fibra de vidro, por exemplo.

Sem comentários: